Seminário Cebrap discutiu os 90 Anos de “Casa-Grande & Senzala”, de Gilberto Freyre

O Seminário Cebrap do dia 22/9, aconteceu no auditório da instituição. O evento discutiu os 90 anos da obra “Casa-Grande & Senzala”, escrita por Gilberto Freyre, um dos principais clássicos do pensamento social brasileiro. A pergunta orientadora do evento foi: como ler Casa-Grande & Senzala hoje?

“Casa-Grande & Senzala” foi publicada em 1933. O marco de 90 anos convidou a todos para uma análise da fortuna crítica do livro, sua atualidade e seus limites para pensar o país. O momento é propício para revisitar as interpretações do autor sobre o Brasil, especialmente no que diz respeito ao lugar do conflito na sociedade brasileira, à caracterização das desigualdades e as hierarquizações de classe, raça e gênero.

Para enriquecer este debate, o Cebrap recebeu Elide Rugai (Unicamp), Mário Medeiros (Unicamp/Mecila) e Matheus Gato (Unicamp/Cebrap).

O evento contou ainda com a parceria da Editora Global, que publica as obras de Gilberto Freyre e de Elide Rugai.

Assista no Canal do Cebrap no YouTube: https://youtu.be/5PgLO1r881c?si=n-6oQ2rHivsTnntI

 

Leia Também

As pesquisadoras do Cebrap Nadya Araujo Guimarães e Vera Schattan Coelho participaram de dois projetos que foram selecionados em uma chamada de propostas com a Plataforma Transatlântica para Ciências Humanas e Sociais. A chamada inédita envolvia 25 países e selecionou 19 projetos de pesquisa em Ciências Humanas e Sociais voltadas à recuperação pós-COVID-19.

A nova Diretoria do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) foi eleita pela assembleia de sócios em abril deste ano e assumiu agora em junho. Composta por pesquisadores reconhecidos em suas respectivas áreas, a Diretoria será responsável por conduzir as atividades do Cebrap nos próximos dois anos. Conheça os integrantes da gestão que se […]

É com grande alegria que anunciamos o resultado do Edital 2020/21 da Cátedra Itinerante – Inclusão Produtiva no Brasil Rural e Interiorano, uma iniciativa conjunta do Cebrap-Sustentabilidade, da Fundação Arymax, da Fundação Tide Setubal e do Instituto Humanize. O edital recebeu 40 propostas de todo o país e de diferentes centros de pesquisa. As seguintes […]